top of page
IMG_9141.jpg

Drenagem Linfática Manual

O que é a drenagem linfática?

  A drenagem linfática é uma técnica de massagem que envolve a manipulação suave de zonas específicas do nosso corpo de modo a que a linfa se mova mais facilmente pelos nódulos e tecidos e não fique “presa” noutras áreas. É quase como se a massagem “bombeasse” a linfa para os vasos e nódulos linfáticos.

  Uma sessão de drenagem linfática pode durar entre 15 a 60 minutos.

Quais são os benefícios da drenagem linfática?

  A drenagem linfática pode ser integrada no tratamento de vários problemas de saúde, como linfedema, artrite reumatoide e insuficiência venosa crónica.
  A drenagem linfática é uma técnica de massagem bastante conhecida para tratamentos estéticos, como, por exemplo, atenuar a celulite.

  Mas sabia que também pode ser utilizada em muitos outros problemas de saúde, como linfedema, má circulação ou até ser coadjuvante no tratamento de doenças como a artrite reumatoide? Fique a conhecer melhor esta técnica e saiba para que situações pode estar ou não indicada.

  De um modo geral, o objetivo da drenagem linfática é o de ajudar o organismo a manter uma boa circulação sanguínea e um equilíbrio dos fluidos corporais assim como das funções imunitárias

  Além disso, este tipo de massagem pode ainda contribuir para a hidratação e nutrição celular, acelerar a reabsorção de hematomas (nódoas negras) e de equimoses e promover uma cicatrização mais rápida de feridas.

  Algumas das doenças em que a drenagem linfática pode ser utilizada como tratamento coadjuvante são:

1. Linfedema

2. Artrite reumatoide

3. Insuficiência venosa crónica

4. Fibromialgia

5. Lipedema

bottom of page